GESTÃO EMPRESARIAL DO COLÉGIO SANTA JOANA D'ARC

Caros aluno(a)s,

O Blog do prof. Jorge Luís Cesário fará o link entre professor e aluno.
Local reservado para a publicação de material didático, troca de informações, dúvidas, discussões e opiniões sobre Empreendedorismo & Negócios.


" A VANTAGEM COMPETITIVA DE UMA SOCIEDADE NÃO VIRÁ DA EFICIÊNCIA COM QUE A ESCOLA ENSINA MULTIPLICAÇÃO E TABELA PERIÓDICA, MAS DO MODO COMO ESTIMULA A IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE."

ALBERT EINSTEIN


segunda-feira, 4 de agosto de 2008

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE NEGÓCIOS

Objetivo

Demonstrar ao aluno(a) a importância do Planejamento Estratégico para o sucesso de qualquer empreendimento.


DEZ MOTIVOS PARA UM NÉGÓCIO NÃO DAR CERTO:

1. Falta de experiência gerencial;
2. Conhecimento inadequado do mercado;
3. Problemas de qualidade do produto;
4. Ineficiência de marketing e vendas;
5. Excessiva centralização gerencial do empreendedor;
6. Crescimento mal planejado;
7. Problemas de produção do produto;
8. Falta de projeção de vendas;
9. Inadimplência de credores;
10. Rápida obsolência do produto.


Qual a melhor resposta para evitar os problemas acima mencionados ?

R: PLANEJAMENTO

O que é?

O planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina.

Tipos de Planejamento:

- Planejamento Estratégico - longo prazo (mais de 5 anos)
- Planejamento Tático - médio prazo (entre 1 e 5 anos) -
- Planejamento Operacional - curto prazo (menos de 1 ano)