Introdução
A palavra estratégia vem do grego e significa "a arte da liderança".
Quando competimos disputamos com os concorrentes a emoção e a razão dos clientes.
Uma estratégia atua da seguinte forma:
- Descreve como concretizar os objetivos e metas definidos pela empresa;
- Leva e consideração os valores pessoais e sociais que cercam a empresa;
- Orienta na alocação e no emprego dos recursos humanos e financeiros;
- Cria uma vantagem de mercado sustentável.
O plano estratégico deverá responder os seguintes questionamentos:
1º Em que mercados e segmentos sua empresa planeja entrar;
2º Que produtos e serviços ela desenvolverá;
3º Qual será a vantagem competitiva; (diferencial)
4º Como ela sustentará esta vantagem competitiva ao longo do tempo (como conseguir isto -> inovando, surpreendendo o cliente)
Num processo de planejamento contínuo é importante você:
1º Questione o que torna sua empresa bem sucedida;
2º Fique de olhos nos clientes e no mercado, acompanhando seus desejos e necessidades;
3º Preste atenção na concorrência;
4º Esforce-se para manter a vantagem competitiva;
5º Busque formas de alavancar sua competência essencial.
IMPORTANTE: O envolvimento dos funcionários da empresa na criação do processo de planejamento estratégico é muito importante, pois eles possuem opiniões e visões diferentes de todas as áreas do negécio da empresa.
ESTRATÉGIAS BÁSICAS
a) Concorrência de preços ( baixos custos);
b) Diferenciação;
c) Focalização.
lembrem-se -> do exemplo prático - do sabão em pó em pacotes plástico.
.... Os detalhes de cada item você viu em aula....
até mais!
CICLO DE VIDA DO NEGÓCIO
Todos os produtos tem um ciclo de vida, eles irão nascer, desenvolver-se, ficar maduros, declinar e tendem a desaparecer e a empresa tem que adaptar-se a estas fases.
FASES DE UM PRODUTO
- Fase de Lançamento;
- Fase de Crescimento;
- Fase de Maturidade;
- Fase de Declínio.
..... os detalhes você viu em aula
COLOCANDO EM PRÁTICA SEU PLANO ESTRATÉGICO:
Não basta fazer um planejamento estratégico, depois de decidir o que se quer, é necessário agir para realizar o que se quer ou seja, dar forma a empresa.
Para estruturar a empresa você deve atentar para seis áreas principais:
Três delas moldam a empresa:
- Planos;
- Organização;
- Procedimentos.
Três delas envolvem pessoas:
- Cultura;
- Habilidades; (Gestão por Compentências)
- Liderança. (Desenvolver programas que identifiquem líderes entre seus colaboradores).
ARQUITETURA ORGANIZACIONAL DA EMPRESA:
É a forma de organizar a empresa. É muito importante pois todos os colaboradores devem saber qual é a sua função e metas.
MODELOS DE ORGANIZAÇÃO:
- Modelo Funcional;
- Modelo Divisional;
- Modelo Matricial.
DEFINIÇÃO DE UMA EMPRESA
Uma empresa é definida pelas pessoas que nela trabalham: quem são, com agem e o que podem fazer. Elas devem estar sempre estimuladas a dar o melhor de si para atingir os objetivos e metas da empresa. E a CULTURA da empresa deverá garantir isso.
A Liderança é muito importante mas não deve ser confundida com habilidade gerencial. Porém , um bom gestor necessita ser um bom líder, influenciando e persuadindo as pessoas a se comportarem de determinada forma.
Para o sucesso profissional é cada vez mais importante que as pessoas sejam também capazes de:
- Gerenciar informações;
- Posssuir pensamento independente; (Não ser vaca de presépio, ser pró-ativo);
- Trabalhar em equipe;
- Se dispor às mudanças;
- Adquirir novas habilidades.
CULTURA EMPRESARIAL
A cultura empresarial é o elemento que identifica e une os trabalhadores em torno dos objetivos e metas da empresa, refletindo-se, às vezes diretamente, na sua imagem externa.
A cultura da empresa vai unir pessoas diferentes, segundo uma perspectiva comum, às vezes diversas da cultura da sociedade onde a empresa funciona, estabelecendo uma crença comum sobre o comportamento adequado ao sucesso da empresa.